SP atingirá recorde de licenciamento antecipado em 2016
SP atingirá recorde de licenciamento antecipado em 2016
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) estima que o licenciamento antecipado deve chegar a 3,5 milhões de emissões de documentos até março, marca recorde no Estado. Nos dez primeiros dias úteis do ano, 1,5 milhão de proprietários de veículos paulistas requereram a documentação antes do vencimento.
Para atender à demanda, Detran e Prodesp, empresa de tecnologia que administra o Poupatempo, montaram uma força-tarefa para cuidar da impressão dos documentos e da entrega em domicílio pelos Correios. Servidores trabalham em três turnos, das 6h às 24h. Os documentos são impressos no Data Center da empresa, em Taboão da Serra, separados em envelopes e lacrados para remessa postal.
“O licenciamento antecipado permite ao proprietário regularizar a situação do veículo já no início do ano, sem necessidade de ir a uma unidade do Poupatempo ou do Detran-SP, e circular sem correr o risco de esquecer ou deixar para a última hora quando chegar o mês de licenciamento previsto no calendário anual”, explica Daniel Annenberg, diretor-presidente da autarquia.
Para quem optar pelo pagamento parcelado do IPVA, o licenciamento antecipado pode
ser feito na última parcela. Em janeiro do ano passado, o licenciamento foi antecipado por 2,1 milhões de motoristas. Neste ano, só no primeiro mês do ano, a marca esperada é de 2,3 milhões. No dia 4 de janeiro, primeiro dia do licenciamento antecipado, o portal do Detran-SP registrou volume recorde de quase 300 mil acessos. Em menos de uma semana, houve quase 1 milhão de acessos de proprietários e 10 milhões de visualizações de páginas relacionadas no portal.
O motorista é obrigado por lei a portar o CRLV. Se for flagrado sem o documento ou com ele em atraso é multado e pode ter o veículo apreendido.
No Estado de São Paulo, o calendário anual obrigatório de licenciamento começa em abril e vai até dezembro, conforme o final da placa. No caso de caminhões, o calendário vai de setembro a dezembro. A frota paulista é formada por 27,6 milhões de veículos. […]
Fonte: Radar Nacional
O artigo: SP atingirá recorde de licenciamento antecipado em 2016, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.