Cartão do Ciclista: paulistano pode ser pago para pedalar em SP
Cartão do Ciclista: paulistano pode ser pago para pedalar em SP
Paulistanos terão mais um bom motivo para pedalar. Proposta em tramitação na Câmara de Vereadores prevê o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte cotidiano. Entre os benefícios está a possibilidade de obter bônus em dinheiro.
O Projeto de Lei criado pelo vereador José Police Neto (PSD) cria o Programa Bike SP. Caso vire lei, o paulistano que aderir à ideia terá o Cartão do Ciclista, que lhe dá direito a um bônus mensal de R$ 50 sob a condição de usar a bicicleta pelo menos três vezes por semana.
Inicialmente, a ideia é que o bônus seja bancado pelos empregadores. Os valores pagos anualmente seriam abatidos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). As empresas deverão oferecer o cartão a pelo menos 30% de seus funcionários e instalar bicicletários, vestiários e chuveiros adequados para os ciclistas.
A prefeitura também seria subsidiária do bônus creditado pela empresa beneficiária”. Os recursos para cobertura desse subsídio sairiam, segundo o projeto, do Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Infraestrutura e educação
Além do benefícios aos ciclistas, o projeto prevê a inclusão obrigatória de sistemas cicloviários nas ações de planejamento urbano e a difusão de informações sobre os efeitos indesejáveis da utilização do automóvel nas locomoções urbanas, em detrimento do transporte público e de alternativas não motorizadas.
O projeto sugere a ampliação e melhoramento da infraestrutura cicloviária e a promoção e expansão do programa de bicicletas compartilhadas na cidade, “em especial para os deslocamentos de integração ao Serviço de Transporte Coletivo Público de Passageiros”.
Outro ponto importante é o incentivo ao uso da bicicleta para os deslocamentos às escolas e faculdades, grandes geradores de tráfego de automóveis na capital paulista.
Fonte: Radar Nacional
O artigo: Cartão do Ciclista: paulistano pode ser pago para pedalar em SP, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.