Meu carro está bebendo muito combustível, por que será?
Meu carro está bebendo muito combustível, por que será?
O consumo acima do normal pode ter diferentes causas. Conheça aqui algumas delas.
Com o preço dos combustíveis em alta, perceber que seu carro está gastando mais desse precioso líquido para percorrer os mesmos trajetos de sempre é desanimador. E também pode ser preocupante. Isso porque, não raro, o aumento no consumo indica algum problema que precisa ser resolvido. Vamos a algumas das causas mais comuns:
1 – Filtro de combustível vencido. Ele serve para impedir que impurezas cheguem ao motor, mas quando está gasto, a sujeira passa e prejudica a combustão e aumenta o consumo. Vale seguir o plano de manutenção indicado no manual do carro e trocar esse filtro no prazo indicado – ou antes, se for necessário.
2 – Pneus vazios ou desalinhados. Rodar com eles com menos pressão que o indicado no manual ou com as rodas desalinhadas pode fazer com que seu carro consuma até 20% mais de combustível. Calibre os pneus (pelo menos uma vez a cada duas semanas) e confira o alinhamento das rodas periodicamente.
3 – Velas de ignição. Responsáveis pela centelha que inicia a queima da mistura dentro do motor, quando não funcionam perfeitamente, elas podem fazer com que haja desperdício de combustível, prejudicando o desempenho do carro e, claro, aumentando o consumo. Devem ser verificadas e/ou trocadas de acordo com o que prevê o manual.
Leia mais:
+ Kit GNV se torna alternativa à alta dos combustíveis; veja como instalar
+ Economia de combustível: 10 dicas simples pra aderir
+ Afinal, pode ou não pode lavar o motor do carro?
4 – Cabos. O mesmo vale para os cabos que levam a energia até as velas. Como ficam expostos ao calor intenso, eles também podem se desgastar com o tempo, perdendo a eficiência ou até interrompendo a corrente. Mais um item para ser revisado periodicamente.
5 – Escapamento. Pouca gente associa uma coisa à outra, mas cano de descarga furado altera todo o fluxo de saída dos gases do motor e, por tabela, pode afetar até a compressão com que ele funciona.
E isso, claro, interfere com o funcionamento geral e com a queima de combustível. Quando seu carro ficar muito barulhento por causa da descarga, lembre que isso, além de chato, aumenta sua despesa.
6 – Hábitos do motorista. Do modo de dirigir – esticando demais as marchas (ou trocando antes do tempo correto), acelerando desnecessariamente ou correndo demais – à mania de levar um monte de tralhas desnecessárias no porta-malas – como, por exemplo, cadeiras de praia e outros acessórios que são usados muito de vez em quando –, a maneira como você trata seu carro tem influência direta no quanto vai gastar para abastecê-lo. Aqui, o melhor remédio é a consciência.
Fonte: Icarros.