Por que estacionar junto a hidrante de incêndio é infração de trânsito? Veja a resposta!
Por que estacionar junto a hidrante de incêndio é infração de trânsito? Veja a resposta!
Não é incomum encontrar os hidrantes geralmente em ruas ou em locais públicos e sempre na cor vermelha. Veja quando ocorre a infração de trânsito nesses casos.
Hidrante de incêndio, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CBMCE), é um dispositivo de uso exclusivo para abastecimento de viaturas em operações de extinção de incêndio. Não é incomum encontrar os hidrantes geralmente em ruas ou em locais públicos e sempre na cor vermelha. Nesse sentido, estacionar junto ou sobre hidrante de incêndio é uma infração de trânsito de natureza média, com multa de R$ 130,16, passível de remoção do veículo. Mas afinal, por que essa atitude é considerada infração?
Conforme o CBMCE, isso ocorre porque um hidrante é um equipamento de combate a incêndios.
“Diante disso, precisa estar sempre acessível aos bombeiros militares em caso de emergência”, afirma o órgão.
Portanto, segundo o órgão, para evitar transtornos e prejuízos, é importante sempre observar a sinalização. Além disso, não estacionar ao lado de hidrantes ou em locais proibidos porque considera-se uma infração de trânsito.
Como funcionam os hidrantes de incêndio
De acordo com a organização, os hidrantes de incêndio nas ruas são conectados a uma rede de abastecimento de água. Eles fornecem uma fonte de água pressurizada para combater incêndios.
“Em síntese, os bombeiros militares podem conectar suas mangueiras aos hidrantes e utilizar a pressão da água para combater o fogo. Ou seja, os hidrantes são uma parte importante da infraestrutura de combate a incêndios em muitas comunidades”, afirma o órgão.
Infração de trânsito
Infração de trânsito é qualquer desobediência às leis e normas contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No nosso país, classificam-se as infrações de acordo com a gravidade. Ou seja, quanto mais a atitude coloca em risco a segurança no trânsito, mais grave ela é.
Fonte: Portal do Trânsito