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Limite de velocidade nas marginais de SP subirá a partir de janeiro

Limite de velocidade nas marginais de SP subirá a partir de janeiro

Futuro secretário da gestão Doria disse que expressas voltarão a 90 km/h.
Limite na pista central será de 70 km/h e nas locais, 60 km/h.

A partir do dia 25 de janeiro de 2017, o limite de velocidade subirá nas marginais dos rios Pinheiros e Tietê, conforme anúncio do futuro secretário de Transportes da gestão João Doria (PSDB), Sérgio Avelleda, nesta terça-feira (20).

Na pista expressa das duas marginais o limite volta a ser 90 km/h para veículos leves, na pista central da Marginal Tietê o limite será de 70 km/h e nas pistas locais, 60 km/h.

Na faixa da direita da pista local, pela qual transitam os ônibus e que permite a conversão à direita, a velocidade será mantida em 50 km/h.

O limite de velocidade para veículos pesados será de até 60 km/h em todas as pistas, com exceção da local, onde será até 50 km/h. A gestão Doria não pretende aumentar a velocidade de outras vias da cidade. Ciclistas que participaram do anúncio reclamaram das mudanças.

Em julho de 2015, o prefeito Fernando Haddad (PT) reduziu o limite das velocidades máximas e um ano após a medida o número de acidentes com vítimas (mortas ou feridas) caiu 37,5% nas vias, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A iniciativa compôs o Programa de Proteção à Vida, criado pela Prefeitura de São Paulo.

Juntas, as marginais apresentaram 608 acidentes no primeiro semestre de 2015; nos primeiros seis meses de 2016 foram 380, segundo a CET. Segundo a companhia, o número de atropelamentos caiu também, passando de 27 para 9 no mesmo período.

No anúncio da regulamentação, a Secretaria dos Transportes havia defendido que a redução das velocidades máximas permitidas tinha por objetivo a melhoria das condições de segurança, e a redução do número de feridos e mortos.

Na ocasião, foram mostrados os resultados das alterações em outros países, como Suíça, Dinamarca, EUA e Suécia, adotadas na década de 80, que evidenciavam que uma menor velocidade do veículo poderia evitar acidentes abrandar danos físicos.

Já para o futuro secretário, as marginais foram construídas para velocidades maiores.

“As marginais foram projetadas para serem vias de trânsito rápido e faremos todas as ações para mitigar os riscos”, disse o secretário dos transportes de Doria, Sérgio Avelleda.

O presidente da CET, João Octaviano Neto, disse que os padrões internacionais garantem a avaliação e que quando houver congestionamento haverá a redução da velocidade naturalmente ao longo do dia.

“Por que a manutenção de uma faixa de 50 km à direita? Temos lá pedestres, bicicletas, que são os mais vulneráveis e temos que proteger, temos que dar a garantia que ali o risco é menor, até porque é a via que dá acesso, esta via precisa ser segregada”, disse Neto.

Ele afirmou que haverá um conjunto de ações que melhorará a operação da via, com orientação, fiscalização e sinalização.

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Longo-faixa
Haverá redução de vias de acesso próximo a estações de ônibus e metrô, para que haja a redução da velocidade com gradis e sinalização de alerta. Serão faixas nas transversais com pistas para pedestres e acima de lombadas. “Na conversão a prioridade será sempre do pedestre”, disse. Serão elevações na entrada das transversais com pistas para pedestres.

Motociclistas
Também haverá intensificação de fiscalização com radar-pistola pela CET exclusivamente para os motociclistas. “Não é uma coisa sectária de perseguição, é um item de segurança. Ninguém quer atrapalhar o meio de vida do trabalho desses profissionais”, disse o presidente da CET.

Questionado se a variação de quatro limites de velocidade não pode levar ao aumento de multas, o secretário disse que “vão evitar a pegadinha do radar informando o que está acontecendo na via com placas, fazendo com que você crie o conceito e esteja atento às condições de operação da via”, afirmou.

“Não haverá ampliação de radar, nenhum elemento de ampliação de radar, mas ele é um elemento importante para redução da velocidade, mas a pessoa vai ser lembrada sempre dos limites. Então não vai ter pegadinha”, completou.

O início do programa de mudança de velocidade começa no dia 2 de janeiro, mas a readequação começa no dia 25. “Os motoristas terão até o fim de janeiro para se adaptarem”.

Sobre a diminuição de acidentes com vítimas após a redução de velocidade, o secretário disse que “fizeram todas as ações pra mitigar acidentes e que querem um trânsito seguro, com fiscalização e orientação intensa de “maneira inovadora para sensibilizar o usuário”.

Segundo ele, as ações de mitigação são: tirar ambulantes, tirar moradores de rua, sinalizar, fiscalizar, orientar, colocar bombeiros, aumentar a segurança e o conforto para o pedestre, aumentar a presença de bombeiros, entre outros.

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Fonte: G1

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