Os pontos de ônibus mais diferentes do mundo
Os pontos de ônibus mais diferentes do mundo
Tédio. Uma palavra muito usada para definir a realidade de quem diariamente espera por ônibus no ponto. Pensando nisso, algumas cidades pelo mundo transformaram a espera (muitas vezes longa) pelo ônibus em algo prazeroso. Você sabia que existem pontos de ônibus com biblioteca, sofá e até com ar-condicionado? Veja como as ideias são criativas e possíveis de serem implantadas.
Em Krumbach, na Áustria, as paradas de coletivos ganharam um tom arquitetônico. Tudo começou quando arquitetos de sete países diferentes (Rússia, Noruega, Bélgica, Espanha, Chile, China e Japão) se reuniram e criaram verdadeiras obras de arte.
Criados em 1990, pontos de ônibus no formato de frutas enfeitam as ruas de Konagai, no Japão. Existem melancias, morangos, laranjas e até tomates. Com mais de duas décadas, as frutas gigantes tornaram-se um ponto turístico no outro lado do mundo.
O Brasil não fica de fora dessa lista. Pontos de ônibus em formato de tubo chamam a atenção de quem visita Curitiba. Mas a modernidade da capital paranaense não agrada a todos. Muitos criticam o calor no interior dos tubos, que chegou a 50º C durante o verão de 2014.
Bem diferente de Curitiba, um ponto de ônibus com ar-condicionado foi inaugurado na Flórida (Estados Unidos), em 2016. O local, que pode abrigar até 15 pessoas, faz parte de uma iniciativa para levar mais pontos refrescantes à região de Miami-Dade.
Depois dos exemplos acima, você pensa que já viu de tudo? Que nada! Imagine um lugar com livros, assentos amplos e estacionamento para bicicletas? Esse local poderia ser um café, um parque ou uma sala de estar. Mas, na verdade, é uma parada de ônibus em em Jurong, em Singapura. Para melhorar, o espaço ainda conta com conexão de internet.
Gostou das iniciativas? Conhece algum ponto de ônibus diferente na sua cidade? Poste aqui seu comentário e compartilhe com a gente!
Fonte: Viver Seguro no Trânsito
O artigo: Os pontos de ônibus mais diferentes do mundo, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.