Passagem de ônibus agora é paga em débito e crédito no interior de SP
Passagem de ônibus agora é paga em débito e crédito no interior de SP
Usuários do transporte público do município de Jundiaí, na região de Campinas, em São Paulo, podem agora pagar a tarifa nas modalidades débito e crédito. A cidade é a primeira do Brasil a receber por cartão bancário.
Nesta segunda-feira, 6, os cartões já eram aceitos em linhas do terminal Vila Rami. A intensão, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, é diminuir a circulação de dinheiro no transporte público e aumentar a segurança de passageiros e motoristas. Na fase atual de testes, dez ônibus contarão com o sistema, que será ampliado em breve para outros 270 veículos. As cinco linhas são: 582 – Paiol Velho, 583 – Residencial Anchieta, 584 – Terra Nova, 585 – Colégio Técnico e 586 – Vila Maringá.
Para pagar, o passageiro insere o cartão na máquina, escolhe a opção e digita a senha. Depois de aprovado o pagamento, a catraca é liberada. O secretário de Transportes, Wilson Folgozi, explica que o objetivo é atingir 15% dos passageiros que ainda não possuem o cartão Bilhete Único e utilizam dinheiro. “São 120 mil passageiros por dia que utilizam o transporte público. Cerca de 18 mil ainda pagam em dinheiro. Para reduzir a circulação de dinheiro no ônibus, esse público pode utilizar o cartão bancário”, afirma.
Usuários que optarem pela modalidade de pagamento pagarão mais caro, no entanto, R$ 3,80. A tarifa convencional para pagamento com o Bilhete Único é de R$ 3. O Bilhete Único possibilita que, no intervalo de 1 hora e 30 minutos, o passageiro se desloque de um ônibus para outro, pagando uma única tarifa e sem a necessidade de passar pelos terminais.
Fonte: Radar Nacional
O artigo: Passagem de ônibus agora é paga em débito e crédito no interior de SP, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.