Pneu é 25 vezes mais barato que combustível. Entenda
Pneu é 25 vezes mais barato que combustível. Entenda
A hora de trocar os pneus do carro é sempre um dissabor para o motorista, obrigado a desembolsar altas cifras pelos novos itens. Economizar neste momento pode sair caro. No entanto, sob uma ótica diferente, é possível concluir que a compra pode sair mais barato que colocar combustível para rodar com o automóvel.
Especialista em vendas, o consultor da KD Pneus, Carlos Molina, afirma que convencer os consumidores de que não se trata de uma operação de alto custo é um desafio constante. A partir de um simples cálculo surgiu o argumento de que um novo jogo e pneus é um bom investimento, sem contar na questão da segurança do motorista e passageiros.
Um comparativo simples pode ser feito com os gastos de gasolina. Os pneus possuem uma importância semelhante à qualidade do combustível com que você abastece seu veículo. A escolha da marca correta e do modelo certo conseguem melhorar o desempenho e a experiência com o carro, assim como a opção errada pode levar a prejuízos em outras partes do automóvel e até mesmo a acidentes graves.
Se comparado com o que o motorista gasta com combustível, o pneu sai mais barato. Um carro compacto comum roda cerca de 12 km com um litro de gasolina, que custa hoje R$ 3,599, em média, a depender a região. No final da vida útil do pneu, o motorista terá gastado 25 vezes mais para abastecer do que com os pneus.
O consumidor que colocar na ponta do lápis a compra de um pneu Michelin que dura em média 60 mil quilômetros – e que pode chegar até a mais que isso se a manutenção for seguida à risca – verá que o preço por quilômetro rodado é ínfimo. Um pneu dessa marca custa cerca de R$ 300. Se o valor for dividido por km rodado, cada trecho custou R$ 0,0025. Se somados os quatro pneus, o valor total é de R$ 0,009.
“Assim, fica mais fácil entender e considerar o valor a ser gasto com os pneus novos. Vale a pena incluir também essa quantia no orçamento, com a certeza de que o investimento terá muitos frutos futuros e é totalmente válido”, afirma Molina.
É hora de trocar
Verificar se o pneu já fez hora extra e precisa ser substituído é tarefa simples. O desgaste deve ser medido nos sulcos e no Tread Wear Indicator (TWI), que permite saber idade de um pneu. Ele está em todos os pneus – trata-se daqueles ressaltos que ficam nos sulcos do pneu, com 1,6 mm de profundidade. É o principal indicador para saber se é hora de aposentar o pneu.
Tão importante quanto analisar a aparência do pneu é seguir a orientação do fabricante sobre a quilometragem determinada pelo fabricante. Os quatro pneus devem ser substituídos simultaneamente, de forma que todos permanecerão no mesmo estado. Se o custo está acima do orçamento, a dica é comprar dois conjuntos. O ideal é priorizar os traseiros, que atual diretamente na estabilidade do veículo.
Fonte: Radar Nacional
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