Se for dirigir à noite, atenção do condutor deve ser redobrada
Se for dirigir à noite, atenção do condutor deve ser redobrada
Condições de iluminação, da pista, sono, cansaço e manutenção do veículo e eventos inesperados como animal na pista podem interferir na segurança.
A madrugada e a noite são períodos em que muitos condutores preferem viajar para livrarem-se de congestionamentos, em especial em período de férias ou os que antecedem feriados prolongados, ou até mesmo do trânsito pesado de vários pontos ainda que em dias úteis. É comum quem, por exemplo, estenda seu horário de saída do trabalho simplesmente para livrar-se do trânsito.
Estas podem ser boas alternativas para quem prefere a tranquilidade das pistas, desde que os condutores se atentem a alguns detalhes que podem fazer a diferença entre um percurso seguro ou não. Dirigir durante a noite requer atenção redobrada do motorista, e veículos em boas condições de manutenção. Porque os perigos estão também relacionados ao sono, ao cansaço, á iluminação, às condições da via e, ainda, à imprudência.
Durante a noite o condutor pode sentir-se tentado a aumentar a velocidade, uma vez que o número de veículo nas vias costuma ser menor, o que, evidentemente, não é aconselhável. Nestes períodos do dia, além disso, algumas condições não propícias das vias – como buracos e animais cruzando a pista, por exemplo – podem até não serem identificadas em virtude da iluminação. Se estiver em alta velocidade as chances de o motorista não perceber ou não notar com a antecedência necessárias este tipo de perigo e acabar se envolvendo em acidentes, muitas vezes de consequências gravíssimas.
Portanto, manter as luzes e faróis em perfeitas condições é fundamental para a segurança também de quem dirige à noite ou madrugada. Os faróis baixos devem, igualmente, estar bem regulados e serem usados corretamente a fim de evitar ofuscamento que pode causar ‘cegueira momentânea’ no condutor que vier no sentido oposto, o que também pode provocar acidente. Já o farol alto deve ser utilizado somente quando necessário.
Se preferir viajar durante a noite o condutor deve programa-se para paradas de descanso. Isso é importante porque a probabilidade de dormir ao volante sem que sequer perceba é maior no período noturno e se agrava se estiver cansado.
Fonte: ONSV
O artigo: Se for dirigir à noite, atenção do condutor deve ser redobrada, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.