Semana da Saúde tem atendimento de graça para profissionais das estradas
Semana da Saúde tem atendimento de graça para profissionais das estradas
Profissionais da área de transportes receberão atendimento médico gratuito na Semana da Saúde. Entre os dias 4 e 8 de abril, trabalhadores poderão se dirigir a uma das 149 unidades do SEST SENAT para um check-up.
Entre os serviços oferecidos a custo zero estão odontologia, fisioterapia, nutrição, além de exames de preção ocular e aferição da pressão arterial. Os profissionais poderão ainda participar de aulas de ginástica laboral e de dança, meditação e yoga. Equipes de saúde do SEST SENAT darão orientações que devem ser seguidas pelos motoristas para uma vida mais saudável.
Comemorado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de alertar cidadãos do mundo inteiro sobre questões que comprometem a saúde da população e chamar a atenção para hábitos mais saudáveis. A campanha neste ano tem foco no combate ao diabetes.
Coluna
A coluna exige maior atenção dos motoristas profissionais. É o que alerta pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), sobre o perfil do caminhoneiro e que sonda questões ligadas à qualidade de vida e à saúde dos trabalhadores das estradas. Levantamento aponta que pelos menos 16% dos respondentes já fizeram tratamento médico por conta de dores nas costas. Em seguida, aparecem problemas como pressão alta (11%); e problemas de visão (8%).
A fisioterapeuta do SEST SENAT, Francieli Lodi, explica que muitas vezes o problema decorre da má postura, agravado pelas longas horas na direção e falta de atividade física. Alguns cuidados, afirma a especialista, podem ser tomados para evitar dores ou o surgimento de danos à coluna. “É preciso fazer alongamentos e ter muito cuidado com a postura. Manter as costas bem encostadas no banco, de modo que forme um ângulo de 90 graus. E os braços, ao volante, devem ficar levemente flexionados”, ressalta.
A pesquisa revela ainda que entre os profissionais escutados, 44,6% disseram que cuidam da saúde e fazem exames de rotina. Outros 24% fazem uso de medicamento controlado. Sofrem de hipertensão 57,7% dos motoristas. Mais da metade – 60% – consome bebidas alcoólicas nos finais de semana. A pesquisa revela que 45% dos motoristas já receberam ofertas de drogas nas estradas e, destes, 12,1% disseram ter aceitado.
Fonte: Radar Nacional
O artigo: Semana da Saúde tem atendimento de graça para profissionais das estradas, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.